Damos vida aos seus sonhos...

Estamos consigo para projectar, seleccionar e criar um projecto de arquitetura de interiores que nasce do seu estilo de vida e da sua forma de ver o mundo combinado com a qualidade, a contemporaneidade e a filosofia dos irmãos Vilaça.

Pare, respire fundo e entre no mundo real das revistas. Deixe-se inspirar!

We give life to your dreams...

We are with you to design, select and create an interior architecture project that is born from your lifestyle and your way of seeing the world combined with the quality, contemporaneity and philosophy of the Vilaça brothers.

Stop, take a deep breath and enter the real world of magazines. Let yourself be inspired!

@2020. Vilaça Interiores All Rights Reserved.

top

VILAÇA INTERIORES

  /  Sem categoria   /  USM Modular Furniture – a história de uma empresa familiar

USM Modular Furniture – a história de uma empresa familiar

A USM foi fundada em 1885 por Ulrich Schaerer. No início começou por ser uma simples serralharia que se especializou em acessórios para janelas, dobradiças e chapas de aço. A fábrica foi construída em Munsingen, Suíça, onde permanece até aos dias de hoje.

Com a entrada de Paul Schaerer no negócio da família em 1961, tudo mudou. Paul estudou engenharia no Instituto Suíço de Tecnologia em Zurique e estava determinado a modernizar as instalações da fábrica e da própria sede. Para esse efeito contratou o Arquitecto Fritz Haller para que projectasse os novos edifícios com um sistema modular em aço que fosse flexível e, portanto, adaptado a vários processos de produção na indústria.

Mais tarde, em 1963, Haller e Paul desenvolveram um novo tipo de mobiliário para adaptar à modularidade e versatilidade dos novos edifícios da empresa. Todos os móveis foram desenvolvidos a partir de uma esfera elegante e engenhosa que seria depois patenteada em 1965. O mobiliário, que apenas foi criado para os escritórios e espaços USM, rapidamente chamou a atenção no mundo do design pela sua versatilidade, durabilidade e estilo. Como resultado a empresa começou a dedicar-se em exclusivo à produção do mesmo com um primeiro pedido de 600 postos de trabalho para o Rothchild Bank em Paris, França.

Na actualidade podemos dizer que a USM é um dos líderes mundiais em todo o processo de sustentabilidade e design.

Sustentabilidade – o mobiliário USM foi o primeiro produto europeu a receber a certificação Greenguard apesar dos rigorosos padrões a que teve de atender; em 2018 a USM recebeu ainda a certificação Cradle to Cradle atendendo aos requisitos de cumprir metas ecológicas de não atingir o dia de superação de recursos que se verifica quando a Humanidade consome e emite mais do que a Terra é capaz de suportar; este ano, por exemplo, este dia verificou-se a 01 de Agosto.

Design – o status da USM foi solidificado em 2001 quando o mobiliário foi incluído na colecção permanente do Museu de Arte Moderna (MoMA) em Nova York.

Rui e Tiago Vilaça

Write a Comment